Polpas de Frutas, Açaí & Cia

Aqui tem qualidade e bons preços

biomassa de banana verde benefícios e vitaminas

A biomassa tem como matéria prima a banana verde, riquíssima em amido resistente e fibras.
É considerado um espessante funcional sem gosto e sem cheiro e pode ser utilizada como base de preparações doces e salgadas, como pães, massas, biscoitos, bolos, sucos, molhos entre outros.

Tem como benefícios o bom funcionamento do intestino, a prevenção de doenças como câncer de intestino e melhora a dislipidemia (alterações de gordura no sangue) devido a grande quantidade de fibras e prebióticos (alimentos para bactéria benéficas do intestino) existente na biomassa.

A biomassa por sua grande quantidade de amido resistente auxilia a diminuir a absorção de gorduras e açúcares, fornece energia para as células do intestino, aumenta o volume das fezes e ajuda a dar saciedade.
Além de conter vitaminas e minerais como potássio, que auxilia no controle da pressão sanguínea.

Como Fazer: Lave as bananas verdes com casca.
Numa panela de pressão com água fervente cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos.
Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas.
Espere o vapor escapar naturalmente, ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
Vá aos poucos tirando as cascas da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador.
É importante que a polpa esteja bem quente para não esfarinhar. Processe até obter uma pasta bem espessa.
Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em um saco plástico hermeticamente fechado na geladeira, onde se conservará por no máximo 8 dias.
Pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador.

 

● Saúde Intestinal: O amido resistente do alimento tem ação semelhante a das fibras, por isso a biomassa é eficaz para manter a saúde do intestino em dia. Ele ajuda a nutrir a mucosa intestinal, além de aliviar diarreias e contribuir no combate à prisão de ventre.

● Saúde do coração: Para quem sofre com colesterol alto, por exemplo, a biomassa é uma boa aliada. Além de reduzir os níveis de LDL na corrente sanguínea, o alimento ajuda a diminuir os triglicerídeos e a atua na redução da absorção de gordura.

● Fonte de vitaminas: Rica em vitaminas A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio e potássio, a biomassa também é um dos alimentos antioxidantes que age na prevenção de doenças como o câncer e ajuda a combater o envelhecimento precoce.

● Emagrecimento: A biomassa de banana verde ajuda emagrecer porque, além de ser de baixo teor calórico, ajuda a inibir a absorção de glicose e gorduras. Enquanto isso, o amido promove sensação de saciedade prolongada, já que é diferido lentamente pelo organismo.

● Diabetes: Por diminuir a absorção de glicose é uma opção muito boa para ser utilizados por Diabéticos, além de poder ser utilizado em receitas para substituir as farinhas que tem alto índice glicêmico, ou em shakes e vitaminas com a mesma finalidade.

● Celíacos ou sensíveis ao glúten: A Biomassa pode ser usada em substituição aos cereais, como trigo, aveia e centeio, e em receitas diversas, sem alterar a qualidade da mesma.


Categoria: Artigo

Publicado em: